Praias em redor da Casa no Campo

A praia mais próxima é a sagrada e escondida Praia do Queimado, a apenas 10 minutos a pé do nosso hostel. Ao passar por bosques de cortiça e eucaliptos, já verá o oceano depois de caminhar por alguns minutos. Aprecie a vista e passeie pelos caminhos de areia que não têm carros. A Praia do Queimado fica muito perto da Ilha de Pessegueiro, de onde vem o nome da praia: segundo a lenda local, foi o local onde uma figura de santo foi trazida da ilha, incendiada mas, para surpresa de muitos, não ardeu. Segundo a tradição, em meados do século XVIII, os piratas bárbaros que chegavam à ilha vindos da Argélia e de Marrocos encontraram um eremita cristão que mantinha uma capela dedicada à Virgem Maria. Os piratas mataram o monge, saquearam a capela e lançaram a sua estátua às chamas. Mais tarde, os habitantes de Porto Covo enterraram o eremita cristão, mas não conseguiram encontrar a imagem sagrada. Decididos a procurar por toda a ilha, acabaram por encontrar a imagem dentro de um arbusto queimado, mas ileso do fogo: a imagem ficou conhecida como a Queimada. Há uma pequena ribeira que desemboca no mar, que também atravessa a Casa no Campo, e divide os concelhos de Sines e Odemira.

De seguida, chegará à Praia da Ilha do Pessegueiro – apenas a 20 minutos a pé da Casa no Campo. Tem um restaurante muito agradável chamado ‘Restaurante A Ilha’ de onde pode assistir a um belo pôr do sol enquanto come alguns dos melhores pratos portugueses da região. No verão, pode alugar barcos a pedal para atravessar o canal entre a praia e a ilha, mas também há um ferry que o leva até lá.

Se conduzir para Norte, na Costa, encontrará Porto Covo Praia Grande, que está rodeada de falésias e, por isso, muito bem protegida do vento. Tem um bom parque de estacionamento e fica a uma curta distância do centro da cidade, por isso, depois de um dia de praia, pode ir a pé até ao seu restaurante preferido ou tomar uma bebida nas proximidades.

Se quiser ficar nu, existe uma bela praia de nudismo a poucos minutos a pé da praia principal. Entre as falésias, encontrará alguma privacidade e vistas deslumbrantes sobre o oceano na Praia naturista do Salto.

Em breve chegará à Praia da Samoqueira, definitivamente uma das mais belas praias do Alentejo. Com um cenário de postal ilustrado, encontrará também algumas grutas para explorar ou falésias para apreciar – ou simplesmente relaxar, aproveitar o sol e tomar um banho em algumas das piscinas naturais que aparecem quando a maré está baixa.

A Praia de São Torpes fica a menos de 10 km a norte da Casa no Campo. Tem muito bom estacionamento e um café super agradável – Kalux Beach Bar & Surf. A água utilizada para arrefecer a fábrica chega à praia, pelo que poderá ficar surpreendido com as correntes quentes, mas não se preocupe, a água é perfeitamente limpa. Esta longa praia é óptima para famílias e crianças, devido à temperatura ligeiramente mais elevada da água do mar perto do rio. É também o início do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e onde começa a Costa Vicentina.

Se seguir em direção a Sul a partir da Casa no Campo, a primeira praia que irá encontrar é a Praia dos Aivados. Outrora conhecida como um tesouro escondido, está a tornar-se popular para desportos aquáticos na área. Nadar pode nem sempre ser fácil devido às suas muitas formações rochosas que estão escondidas debaixo de água na maré alta. Mas para os surfistas, esta praia é um tesouro e esperamos que continue a sê-lo durante algum tempo. Não há instalações nem vigilância de nadadores-salvadores. O café/restaurante mais próximo, “O Amândio”, fica a cerca de 2 km, na Ribeira de Azenha.

Seguindo mais para Sul, chega à Praia do Malhão, uma das melhores praias para visitar com a família. Tem um bom parque de estacionamento e salva-vidas de julho a setembro, o que torna seguro dar um mergulho no mar ou mesmo dar um mergulho quando a ondulação não é muito grande.

Se procura nadar e fazer algumas actividades de barco, terá a melhor experiência possível nas principais praias de Vila Nova de Milfontes, também conhecidas como Praia da Franquia e Praia do Farol. Estas praias estendem-se ao longo do estuário do rio Mira e estão abrigadas das poderosas ondas do Oceano Atlântico e dos fortes ventos costeiros, pelo que são ideais para famílias com crianças. Também é possível alugar caiaques e pranchas de stand up paddle e a praia é vigiada durante o verão.

Uma das praias mais bonitas da zona, se for mais para sul e atravessar o rio Mira, é a praia das Furnas. Há um banco de areia um pouco mais afastado, por isso, quando a maré baixa chega, a praia fica suave e fácil de nadar. É também uma das praias que usamos para ensinar kitesurf e wing foil.

Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar-lhe?